Para a confecção de um carregador tipo carga lenta, foi adquirido um carregador de carga rápida, um destes “sem marca”, que usa transformador, portanto a preço bastante módico. Ele foi aberto e totalmente desmontado.
É importante que seja do tipo com transformador comum, de 60Hz. Alguns tipos mais avançados fazem a redução de tensão por meio de uma fonte chaveada ou um sistema de alta freqüência, sendo neste caso impossível realizar a mudança sem instrumentação adequada.
O passo seguinte foi desmontar o transformador de força (que tinha secundário de 3V, e re-enrolar o secundário para uma tensão de 9 volts.

Na figura abaixo está o circuito utilizado. Extremamente simples, compõe-se de um retificador de meia onda. Como limitador de corrente foi utilizada uma lâmpada de carro de 4W/12V (aparece como "L" no diagrama abaixo), que limitou a corrente de carga muito próximo de 100 mA, que é a corrente que eu queria.
A regulação do transformador foi suficientemente boa para que, ao se ligar o segundo par de pilhas no outro canal de carga, a variação de tensão ficou dentro de 5%, portanto aceitável.
O diodo utilizado é um 1N4004.

Neste caso foi usado como limitador de corrente uma lâmpada de 12V/4W em cada canal de carga. Evidentemente resistores comuns podem ser usados porem é conveniente ter uma sinalização luminosa de que está havendo corrente de carga. É comum acontecer um contato deficiente ao se colocar as pilhas no carregador e a lâmpada faz o aviso.
Se você for construir seu carregador, escolha resistores ou lâmpadas que limitem a corrente em 0,1C para as pilhas que você irá carregar.Caso tenha jogos de pilhas com diferentes capacidades, uma chave seletora de corrente pode ser incorporada... e seu carregador terá um aspecto "profissional".
Até a próxima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário